segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Paris - Pierre Gagnaire restaurante 3 estrelas Michelin

Pierre Gagnaire


Parece lugar comum dizer isso , mas me arrisco:

É a melhor comida da minha vida!

Não fui a todos estrelados  da França, mas conheço muitos e   afirmo isso com tranquilidade.
Para  tirar a prova , tem um que poderia barrar isso,  que é o  L’Auberge de l’Ill do Marc Haeberlin, mas como ainda não provei, fico com o Gagnaire por enquanto.
Comida que quando entra, atinge todos os nossos sentidos sensoriais.
Para se ter uma ideia quando sentei já  comecei a fazer minhas anotações , fui descrevendo cada prato e anotando tudo o que percebia, mas roubaram minha agenda e com ela todos os escritos.
Mas como o restaurante surpreendeu, isso não foi problema pois as impressões de cada prato ainda estavam registradas em cada célula do meu corpo.

E isso é o que eu espero de um super e incrível restaurante:
Paladar até o último tempero.
Aquela comida, na qual cada ingrediente cumpre o seu papel.
O  chef delimita a quantidade no ar e,  a partir dai , a musica é construída, nenhum tom fica desafinado.
Apesar de cada prato trazer acompanhamentos ao redor numa linguagem contemporânea, acreditem , é realmente o melhor dos melhores da culinária francesa repaginada.
A minha entrada foi um ovo com trufas, cebola e massa folhada.
Falando assim parece simples e fácil.
Vou explicar “comme il faut”
Pense num vol au vent gigante:
Dentro uma cebola em chutney, não sei, foi muito incrível, depois um sorvete salgado, trufas, muitas delas e um ovo , ao redor diversos sabores neste tema me levaram a loucura.
Tudo era meu!
O meu prato era interminável com frações de paladares que formavam a sintonia dentro de mim.
Poderia dizer depois que já estava satisfeita pois foi tudo super ( como o francês diria, supérrrr )  mas como tinha pedido um peixe, surpresas me aguardavam.
Foi um bar com trufas.
Não,  não foi simplesmente um peixe branquinho com trufas.
Foi um risoto com trufas no fundo prato, o ponto era de risoto maravilhoso, mas o arroz, para mim era basmati.
Sobre ele, como uma chapa saindo da frigideira, o garcon derramou sobre o meu prato  vários files de peixes com trufas que cobriram o meu risoto.
Nada parecido em minhas incursões culinárias!
A sobremesa foram dois souflês:
Um de baunilha com sorbet de pera e biscoito de damasco com pimenta!
E o outro de anis com maçã, lichia, tangerina , mel....
Tudo para você ficar lembrando que Pierre Gagnaire é tudo de bom.


6 Rue Balzac, 75008 Paris, France
+33 1 58 36 12 50 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails