segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

L' Espérance Marc Meneau Saint-Pere

Tem um cinema atrás de mim!
Foi a minha frase ao sentar na mesa.
A fumaça, o som da pedra fervendo, o tilitar dos cristais, os talheres e uma conversa baixa onde o prazer e o êxtase tomavam conta do ambiente.
Isso porque ainda nem começou a minha festa.
Essa era a atmosfera do salão.
Madame já veio a mesa e, com toda a elegância que lhe é característica, me pôs a par da sugestão do chef pro dia.
Lote na casca de lagosta.
Me pareceu fantástico; a fala dela e a maneira com que descreve quase me convenceram.
Mas declinei.
Escolhi as ostras como entrada e um filé de St Pierre na pedra de st pere.
Afinal estou em St pere sur vezelay.
As ostras chegaram.
O primeiro serviço com cinco lindas ostras frias na gelatina de agua do mar , cobertas com uma folha de cresson.
Uma espiral de torrada com creme de camembert.
Gemi, pois o paladar e a permanência deles formam uma alquimia que  é o que faz de Marc Meneau the best!
A sexta, no segundo serviço, era uma ostra quente com linguiça e sopa de cebola.
Uau!
E eis que  o tal prato que  encantou a noite, estava agora à minha frente.
Era o peixe sobre uma pedra, bem quente, dentro do prato. O cozimento dele acontece sob os meus olhos. O garçon vai regando com o caldo e a fumaca vai enebriando a sua mente.
Para acompanhar um espinafre cru, foi o que o maitre me informou.
Não.
E não.
Não era só isso.
O espinafre no vapor vinha com laminas de raspa crocante de laranja numa sauce,  que estava ali só para dar o diferencial, e deu.
Era uma espuma de leite maravilhosa.
Saboreei e tentei  congelar este momento.
O marido já gemeu algumas vezes.
Esta degustando um cosi de veau.
Como após o bourgogne pedimos um Bordeaux, resolvemos pedir queijo.
Não estava na  minha ordem do dia, mas relaxei.
Imaginei aquele charriot com 257 queijos.
Enganei-me.
Vieram 2 somente, enormes.
Eram assinados, pois tinham ano e sobrenome.
Não sei se foi o efeito do vinho mas ao colocar o primeiro pedaço do gruyere deu um frio na base da espinha.
Gruyere 2010.
Conté 2009.
As mignardises de enlouquecer, com diversas opções e uma grande tuille sobre uma real telha da região.
Sobremesa:
Meu soufle de caramelo com sorbet de laranja e salada no mesmo tema, me contornaram de prazer.
Fui para o outro salão para tomar o café.
Um ambiente aconchegante com estantes e paredes lotadas de fotos e quadros de Serge Gainsbourg me fascinam, afinal quem melhor que ele cantou:
Elisa! Elisa!
É, estou no paraiso.



L ' Espérance
22 Grande Rue, 89450 Saint-Père, France
+33 3 86 33 39 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails