quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CASTELO DE BLOIS







O castelo fica no centro da cidade, foi construído entre o século XIII e o XVII, ao redor do pátio principal.

A sua obra prima , na minha opinião, é a magnífica escadaria em espiral na ala de Francisco I.



Vários reis nasceram neste castelo e durante anos foi a principal residência real até o final do séc.: XVI, quando Henrique IV trasnfere a corte para Paris. 
Foi neste castelo que o Arcebispo de Reims, abençôou Joana d`Arc, em 1429 , antes dela partir com o seu batalhão para combater os ingleses em Orleans.

Luis XII, o Pai do Povo (Blois 27/06/1462 - 01/01/1515, Paris) fez do castelo a residência real e a capital política do reino durante seu reinado.
No inicio do século XVI começou uma reconstrução do castelo quando foi feito um jardim Renascentista ( no século XIX o jardim foi destruído para dar lugar a Avenue Victor Hugo ) .
A ala , de Luis XII, foi feita em tijolos rosados e constitui a entrada principal do palácio, podemos ver uma estátua do rei neste local.
O porco espinho , símbolo real de Luis XII também esta presente pelo palácio.


Do casamento de Luis XII com Ana de Montfort, Duquesa da Bretanha,
nasceu Claudia ( Romorantin 13/10/1499 – Blois 20/07/1524) que foi esposa de Francisco I (Cognac, 12/09/1494 – Chateau de Rambouillet 31/03/1547) , o sucessor de Luis XII.
Quando o casal assumiu o trono ,reformou Blois , construindo uma nova ala , a famosa escadaria e uma das mais importantes bibliotecas da época.
O casal deixou o castelo de Amboise e se mudou para Blois.
A rainha teve 8 filhos, entre eles Henrique II ( que viria a ser o futuro rei, apesar de não ter sido o filho mais velho) , Claudia de França morre ao dar a luz à seu último filho.
Francisco I após esse episódio freqüenta muito pouco Blois. A Salamandra , seu símbolo real, esta presente em toda a sua ala.


Henrique II,

Morou com sua mulher Catharina de Médici.
Curiosidade: Num quarto cercado de armários , duas portinhas falsas atribuem ao esconderijo para guardar venenos que a rainha “ possuía “ para se livrar de seus inimigos...

Agora, sentar num bistrot da entrada principal e se deixar seduzir pelos encantos e passados deste castelo que tanto tem dos Valois.... já é pura magia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails