

Sei que estou empacada aqui, vou ser muito sincera, eu amo a França, mas de todas as cidades que estive na minha vida, está foi uma em que eu preferia não ter ido.
Para comer crepes deliciosos... Crêpe’ Stub.
10, Rue dês Tanneurs, às segundas esta fechado.
E para comprar aquele pão de mel e petits fours maravilhosos , nada melhor do que a origem Alsaciana dos alemães...
La Belle Alsace.
3, Rue dês Serruriers, são incríveis , mas o preço é alto também.
Agora uma loja muito linda, de extremo bom gosto para casa, fica na Rue Turenne, em frente ao Museo de Historia Natural e etnografia.
Nesta mesma rua se encante com as flores das fachadas das casas, se for no verão ou primavera....
O museu Bartholdi é na casa onde o escultor Frédéric Auguste Bartholdi ( 1834-1904) nasceu . Depois de 1922 passou a abrigar as obras, maquetes e lembranças do autor da estátua da Liberdade, que foi inaugurada em N.Y. em 1886.
No pátio interior da casa se encontra esta magnífica escultura de 1902, assim que entrei achei ser uma performance, tal a leveza e a perfeição dos gestos. Impressiona!
Musée Bartholdi
30, Rue des Marchands
www.musee-bartholdi.com
Colmar possui, pós Louvre, o Museu mais visitado da França é o Musée d’ Unterlinden, que abriga o retablo de Isenheim, de Mathias Grünewald.
Musée Untelriden
1, Rue d' Unterlinden
www.musee-unterlinden.com
Vale a ida até esta linda cidade pela visão deste magnífico trabalho . ( é ainda mais maravilhoso do que tem em Brugges ) , que possui também o charme de ser considerada a Petit Venise, com seus canais.
Uma volta turística de trem, de barco ou mesmo alugando uma bicicleta (Na praça principal fora da Vieille Ville tem um container com aluguel de velô.) é obrigatório, pois você conhece um pouco da construção com telhados incríveis e casas medievais originais .
Está situada no departamento do Alto-reno , na região da Alsácia.
No final so século XVII a Alemanha é obrigada a ceder a Alsácia à França no Tratado de Vestfália, então Colmar passa à administração francesa.
No fim da guerra franco prussiana Colmar retorna aos alemães . .
Com a Primeira Guerra Mundial retorna aos franceses .
Ufa!!!
Em homenagem a tantas idas e vindas .... soldados !